segunda-feira, 4 de junho de 2012

Controle as Emoções!!

Quem nunca devorou uns brigadeiros a mais nas festinhas infantis? Excessos alimentares acontecem porque não comemos apenas para matar à fome, e sim para saciar o apetite(gula). Fique atenta as farras gastronômicas acontecerem mais de uma vez por semana, principalmente em momentos em que está sozinha. Nesse caso, é possível que elas possuam fundo emocional e patológico. Os sentimentos mais comuns apontados pelos comedores compulsivos são a ansiedade, tristeza e depressão. Identificar, compreender e controlar tais sentimentos faz com que o comedor compulsivo enxergue com mais clareza quem está com fome: o organismo ou a mente. A cura para as questões do lado emocional só virá com a aceitação do problema causador. As dicas a seguir servem para driblar situações em que a relação negativa com os alimentos já se torna um problema.
-Não fuja da comida: Evitar eventos com fartura à mesa vai fazê-la sentir-se excluída socialmente, um agravante para a depressão. Caso tema se descontrolar em público, divida o medo com alguém próximo. Certamente vocês encontrarão outras formas de não atacar os quitutes( que tal contar quais são os planos para a viagem de férias?).
-Programe as refeições: Além dos compromissos como reuniões de trabalho e consultas médicas, anote na agenda a hora de comer. Se possível, determine o que vai ingerir em cada refeição. Tal atitude diminui as opções de alimentos disponíveis.
-Perdoe a si mesmo:Lembrar-se constantemente  de que você é humana e está sujeita a errar é o segredo para evitar que a tristeza e a culpa sejam um gatilho para comer demasiadamente. Ainda que tenha escorregado(muito) na reeducação alimentar em uma das refeições, não pense que tudo está perdido. Dessa forma você evita o sentimento de impotência perante o seu objetivo e não coleciona mais um deslize.

Fonte: Revista  Women Healt


21 comentários:

  1. Gostei , tenho uma dica interessante, não achei base científica , mas para mim parecer ser funcional...
    A ansiedade que faz-nos visitar inúmeras vezes a geladeira ou dispensa, muitas vezes se dá por falta de uma vitamina especifica.
    Por exemplo seu organismo precisa de vitamina C ,manda uma mensagem e incoscientemente você vai em busca da vitamina C , mas acaba varias vezes , consumindo alimento sem essa vitamina, e isso se fara cosntante até você suprir a necessidade desta vitamina. OSegredo são os complementos vitamínicos, num primeiro momento podem até engordar , mas quando tudo ficar equilibrado a ansiendade passará, e consequentemente comerá menos, comendo menos...

    ResponderExcluir
  2. bom artigo
    ótimas dicas
    beijo lindona

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Eu sou uma q sempre exagero nessas festinahs!! tenho mta mta dificuldade de me controlar mas um dia eu consigo! bjs

    ResponderExcluir
  4. oi amiga, sou uma comedora compulsiva mas luto com isso todos os dias e sei que sou forte e vou vencer!! não é facil mas tenho fé muita fé e quero ser vitoriosa nessa guerra, tenha uma linda semana!! bjsss

    ResponderExcluir
  5. Olha amiga em alguns pontos descordo com a revista e outras concordo, muito bom o artigo, eu sou compulsiva na alimentação, estou no processo de auto-conhecimento e emagrecimento, em alguns pontos sou bem radical comigo e tem funcionado, se vejo um alimento que perco o controle ao consumir eu nem experimento já sei o sabor mesmo então excluo ele da minha lista e não me faz falta. Cada ser humano é individual reage diferente a cada emoções, cada um encontra sua maneira de driblar seus erros e excesso, o fato principal como esta no texto é se concientizar de tudo errado que vem fazendo, apartir do momento que eu me assumo eu estou pronta para mudança, Inteligencia Emocional é isso, é se reconhecer, assumir erros, ter um relacionamento harmonico com nós mesma, nós acarinhar mais, nós presentear mais, ser nossa própria amiga, com isso vamos reconhecendo tudo aquilo que nós faz mal, nós engordar, nós faz ficar chata a ponto das pessoas não querer nossa amizade é se percebendo que a mudança ocorre e ela é gradativa, as vezes o geito que uma faz para chegar ao emagrecimento pra mim é errado, mas pra ela esta dando certo tem que continuar, temos que pensar no negativo quando ele acontecer e lançar estratégia la na frente. Belissimo artigo é bem purai e cada um faz a sua maneira de acordo com a percepsão que cada um tem de si e com isso cada um encontra o caminho mais fácil para alcançar seus objetivos, no meu caso atualmente é o emagrecimento, amei o artigo, grande beijo fica na paz.

    ResponderExcluir
  6. Ameii ler..


    Beijocas :*
    E uma Bela semana 'curtinha' \º/

    ResponderExcluir
  7. muito bacana seu artigo...bjusss e uma maravilhosa semana p vc!!!

    ResponderExcluir
  8. Olha eu aqui tambem.
    Muito legal seu post. Nada pior que deslizar depois de dias se controlando.

    ResponderExcluir
  9. ameii as dicass.. estou precisando por isso em pratica.. e poreii apartir de hoje.. vlw amiga e sucesso!!

    bjuss

    ResponderExcluir
  10. Eu não encano muito não. Faço meus exageros, principalmente com brigadeiro, mas no geral procuro manter uma alimentação saudável.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. ola gatona
    muito obrigado pela linda mensagen
    me ajudou muito e bem isso mesmo tudo
    passa que Deus te abençoe sempre
    beijosss

    ResponderExcluir
  12. Gostei do seu post...
    Realmente as vezes comemos de gula e não pq estamos com fome...
    Beijinhos e tenha uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  13. Culpada! A mim, a ansiedade causa muita gula. Mas aprendi a lidar com isso e não me culpabilizo, sei que a minha rotina habitual é mais forte.

    Bjs**

    ResponderExcluir
  14. Oi querida!
    Eu sei bem o que é essa compulsão, mas mesmo fazendo analise eu nunca consegui descobrir o que me causa esse descontrole, tanto que desisti de saber. Agora trabalho com outo metodo, o da moderação e autocontrole. Sei que sou sucetivel por isso preciso ficar sempre atenta! Ainda não tenho controle total de mim , ma to correndo atras heheheh. Otimo texto! Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Sandra,
    adorei as dicas, realmente qdo realizadas nos dão resultados maravilhosos!!

    bjs light

    ResponderExcluir
  16. Olá querida!
    Agradeço, de coração, pelo comentário incentivador lá no meu blog!
    É verdade, precisamos arriscar de vez em quando, só assim saberemos se vai dar certo ou não, não é mesmo? :)
    Essa ansiedade acaba me fazendo perder o controle e descontar na comida! :/

    Grande beijo e ótima semana!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pela visita! Suas dicas são valiosas! Estou te seguindo de volta! Bjs

    ResponderExcluir
  18. Eu bem sei como são essas malditas farras gastronômicas...minha cabeça é de uma gorda doida kkkkkkkkkkkkkk!!!

    Mas, aos poucos, vou muda-la.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  19. Oi, vim retribuir sua visita e dizer que também estou te seguindo.
    Seguidamente eu dou umas deslizadas nessas farras gastronomicas, mas o melhor a se fazer é não ficar se culpando e tentar fazer o dia seguinte melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá! Compartilho com vcs momentos de ansiedade que resultam em várias idas na geladeira. Nesses momentos uso uma estratégia...comer frutas, beber copos e mais copos de água, gelatina diet! Sei que não é fome, mais um reflexo de minha inquietude mental, a qual precisa ser administrada..até isso acontecer façoalgumas dessas artes rrs

    ResponderExcluir