quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dia Nacional de Controle do Colesterol!!

O Dia Nacional de Controle do Colesterol, 08 de agosto, foi instituído pelo Governo Federal em 2003. A data, como outras do gênero, atua de maneira expressiva para a conscientização da população sobre a necessidade das ações preventivas e da detecção precoce de doenças." É dever de todos os profissionais de saúde estimular a comunidade a repensar seus hábitos" destaca o cardiologista Bruno Ganem.
O que acontece que com o aumento do colesterol a um acúmulo de placas de gordura nas artérias, que acabam estreitas e até mesmo entupidas. Essa é a principal causa do infarto e do acidente vascular cerebral, que como se pode ver não ocorre de uma hora para outra.
Pessoas que apresentam taxas fora dos índices esperados podem controlar a alteração a partir de dieta saudável, atividade física regular, e em alguns casos, com o uso adicional de medicações. Além disso fatores hereditários podem ocasionar alterações em pessoas que levam uma vida saudável.
Quem tem predisposição genética deve contar com um acompanhamento médico com maior rigor. Outro fator importante diz respeito à incidência que é maior nos homens do que as mulheres, contudo, após a menopausa as estatísticas se igualam ou muitas vezes ultrapassam a dos homens.

E você, qual foi a última vez que realizou exames para saber como anda seu colesterol?

Fonte: UOL

20 comentários:

  1. sandra
    tudo bem?

    os espelhinhos estavam em falta
    mas acho que semana que vem chegam
    te aviso

    bjsssssss

    ResponderExcluir
  2. Sandra!!..acabei de pegar o resultado....triglicerídeo 202 e colesterol total 180....preciso de atividade aeróbica e cortar massas!!...já tô no caminho!!

    bjs e bom dia querida!!!

    ResponderExcluir
  3. Vim agradecer seu carinho...ja tomei minha decisao...passa la no meu cantinho...bjos

    ResponderExcluir
  4. Iiii faz tempo! Que horror né?
    Eu sou muito negligente com a minha saúde.
    As crianças sempre fazem consultas de rotina com o pediatra, meu marido faz checkup anualmente e eu só faço preventivo e olhe lá!
    Muito feio eu sei...rs
    Beijosss!

    ResponderExcluir
  5. Esse dia poderia ser melhor explorado pela mídia. um dia tão importante.
    As minahs taxas deram boas no meu último exame (ano passado). Preciso até fazer novamente e ver como estão.

    Um abraço

    Valber

    ResponderExcluir
  6. Muito bom falar de uma coisa tão importante. Eu decidi mudar meus hábitos alimentares por conta do meu colesterol que estava muito alto. A médica até sugeriu medicação, eu como detesto remédios me comprometi a mudar minha vida. Mudei a alimentação, mudei meus hábitos sedentários, comecei caminhadas e 3 meses depois eles estavam super normais. A médica me disse que não acreditou que eu pudesse. Faço controle sempre, e com minhas mudanças alimentares mantenho sempre dentro da normalidade.
    Deveria ser lei a midia ensinar mais sobre a alimentação que ajuda a aumentar nosso colesterol ruim.
    Beijos e um lindo dia!!

    ResponderExcluir
  7. É um problema que afecta muita gente, infelizmente... Acho que em Portugal nao há o "Dia do Colestrol" mas devia haver para deixar muitas mais pessoas conscientes do risco que é ter o colestrol alto.

    ResponderExcluir
  8. Boa pergunta kkkk ...o que a madrinha virtual faz?
    Eu escolhi vcs como madrinhas virtuais primeiramente pq me ouviram,me apoiaram e aconselharam qdo eu mais precisava...foram verdadeiras amigas,da mesma forma que uma madrinha real faria.
    De inicio foi isto...mas vou ver mais sobre isto direitinho e te passo maiores detalhes...bjo

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde querida Sandra!
    Eu vou pegar meus exames dia 15 pois nunca fiz esses exames para ver o colesterol e outros probleminhas inclusive de tiroide.
    Valeu, belo post!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Tem dia pra tudo
    mas vale a pena faz a gente se lembrar que existe e temos que cuidar.
    ha adorei o post de domingo

    ResponderExcluir
  11. Costumo dizer que muita gente acha que não tem o colesterol alto simplesmente porque não faz exame!
    Todos precisamos cuidar deste pequeno detalhe... o colesterol é um mal silencioso que não perdoa!
    Bjs

    www.sabornamedida.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Sandra,
    Venho retribuir a sua visita e agradecer pelo seu comentário, mt obrigada!
    Que espaço maravilhoso vc tem aqui! Cheio de novidades e informações mt úteis como este post falando do colesterol!
    Parabéns e mt sucesso pra vc!
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tô em dia, mas acredito que esse mês farei meu exame! :D

    Fica com Deus flor! :*

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que existia um dia para o controle do colesterol, muito interessante o post.

    Beijinhos flor!

    ResponderExcluir
  15. O meu último exame foi semana passada e ainda bem que está tudo controladinho.

    Beijo! ♥

    ResponderExcluir
  16. Amei o post!
    Faz 1 ano que fiz e deu tudo bem, mas tenho que voltar novamente ao clínico.
    Beijos,
    Selma.

    ResponderExcluir
  17. Hoje fui ao cardiologista pela primeira vez e ele me passou exame de colesterol. Se Deus quiser não terei nenhuma surpresa pois estou me esforçando para ter uma alimentação mais saudável. Obrigada pela visita, Sandra! Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  18. Gostei da "novidade", pois não conhecia esta data, Sandra.
    beijos e linda noite.

    ResponderExcluir
  19. Oi Sandra!

    Obrigada pelo carinho!

    Realmente, tem poucos blogs em defesa dos animais,especialmente sobre os cães abandonados e tão sofridos que vivem nas ruas...

    Gostei bastante dos assuntos abordados em seu blog!

    Estou te seguindo também!

    Beijos...

    ResponderExcluir