segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MEXA O CORPO!!

Está sedentária? O verão está chegando..mas não adianta sair correndo para se matricular na academia, prometer que vai todos os dias e tentar recuperar o tempo perdido...dura no máximo 2 semanas e termina largando tudo. Vamos começar com calma quem está a muito tempo sem realizar atividade física? Até porque antes é bom passar por uma avaliação médica( mas isso é assunto para outro post).
Já falei aqui sobre a importância da caminhada, quanto mais tempo dura o exercício maior o estresse a que o corpo fica exposto.  Ao entrar em desequilíbrio, o organismo, com a ajuda de alguns hormônios, tenta voltar ao ponto inicial de repouso. Esse processo traz inúmeros benefícios à saúde, como o próprio gasto calórico. Dividir o esforço em três intervalos de dez minutos não deixa de ser eficiente, mas lembre-se de manter a intensidade durante todos os períodos. E atenção: fracionar a atividade funciona para perder peso, mas não para ganhar condicionamento físico. Se você pretende fortificar os músculos e torrar gorduras pra valer, opte por um tempo mais prolongado de exercício. Aliás,durante as passadas, há uma redistribuição sanguínea, irrigando os músculos naquele momento e deixando-os mais fortes para a próxima caminhada.
O que acontece no corpo de quem caminha:
-Pressão arterial aumenta;
-Frequência cardíaca se eleva;
-Gordura quebrada e usada como energia;
-Liberação de hormônios como adrenalina e noradrenalina;
-Músculos irrigados com mais sangue.

Atenção: A Caminhada é um dos exercícios mais eficientes para queimar gorduras. Caminhe por mais de 30 minutos e gradativamente à medida que for ganhando resistência aumente a quantidade e frequência da caminhada. Vamos com calma, que com paciência e foco chegaremos lá....Então, vamos colocar a caminhada durante um mês como objetivo para sair do sedentarismo?

Obs: Algumas blogueiras vieram alertar sobre antes passar por uma avaliação médica e procurar um professor de educação física para orientação. Bom, obrigada pelo lembrete!!

Fonte: Emagrece Brasil- Editora Abril

61 comentários:

  1. Oi Sandra! Bom dia!
    Eu estava caminhando e parei!
    E preciso!!!
    É questão de foco mesmo!
    Legal o post!
    bjs, ótima semana e obrigada pelas visitas e carinho por lá!;-)

    ResponderExcluir
  2. Preciso muito me exercitar, engordei em menos de um ano 7kg! Pensa como estou né?
    adorei o post
    beijos
    http://inexplicavelconsumismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tô muito sedentária cara, preciso me exercitar pra ontem rs'
    Excelente segunda!
    Beijinhos ;*
    http://www.bycarolinaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. ola!!um boa semana!!e obrigada pelo carinho!!

    ResponderExcluir
  5. Sou mega sedentária, tenho que urgentemente andar, fazer uma caminhada boa.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu estou adorando fazer alongamento com um grupo de terceira idade que tem aqui no meu bairro. O professor é pago pela prefeitura e o posto de saúde faz acompanhamento. Qualquer morador pode fazer, mas sou a caçula do grupo (ainda não estou na terceira idade!!!) Estou me sentindo tão bem, melhorando bastante minha disposição. Realmente, todo mundo deve fazer uma atividade física, no seu ritmo, sem estresse. Tb adoro caminhar, mas daí sinto dor nas costas por ter mais de um desvio. Parabéns pelo post, muito legal! Obrigada por sua visita, bjs e tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
  7. Oi eu estou tentando me mexer pq sou muito sedentária e a caminhada tem sido minha opção. Adorei o post. Bjks

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso começar a me mexer mais =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. É isso mesmo, nada de caminhadas só no verão ou finais de semana!! Exercicios tem que ser uma rotina, assim como a alimentação saudável!!
    Eu adoro caminhar. E os médicos sempre dizem que caminhar 30 minutos por dia já está otimo para melhorar o condicionamento.
    Beijos e uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  10. Caminhada é muito bom, já faço isso há MUITO TEMPO! Além de equilibrar o peso, relaxa e traz ótimos resultados p a saúde...
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Bem assim que acontece, eu caminhava 40 minutos e depois passei pra 2 horas! O corpo responde muito bem e depois de um tempo vc até se permite sair um pouco da dieta por conta da resposta rápida co corpo!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia querida, é tudo que preciso ... iniciar uma AF, e nada melhor do que uma caminhada... mas ainda não estou conseguindo faze-la... espero que consiga e além de tudo faça dela uma aliada e não somente pra ficar melhor pro verão neh....rsrs, bj bj pra vc e uma linda semana!!!

    ResponderExcluir
  13. Menina, preciso começar a me mexer, bom ler isso aqui para dar uma animo na coisa. Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Olá Sandra.
    Tenho feito mais exercício ultimamente e algumas caminhadas. E sinto-me muito melhor quando faço.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  15. Olá querida, fiquei muito feliz com sua presença. Obrigada sera sempre bem vinda.
    Gostei muito da sua postagem, e realmente estou nessa fase, precisando urgentemente de uma boa caminhada, exercícios que parei de fazer devido ao tempo, mais sempre é hora de voltar .

    Desejo uma ótima semana!

    Beijos grandes!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela visita e pelo comentário no Papas e Doces, em mais uma receita de bacalhau tipicamente portuguesa (é um prato bastante usual em tasquinhas lisboetas :D )

    Também tenho um blog dedicado a vários assuntos da saúde. :)

    É este: http://esterno-cleido-mastoideu.blogspot.com

    Boa semana

    ResponderExcluir
  17. olá flor adorei o post, confesso q sou um pouco preguiçosa p/ atividades físicas! rs
    obrigada por visitar meu blog!
    bjim e volte sempre =)
    Bel Carvalho
    http://bybelcarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Sandra
    estou te seguindo
    adorei o blog
    estou precisando voltar a me exercitar

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Eu amo esporte.Faço academia 4 vezes por semana.Mas caminhar?Nem na esteira eu faço,sei lá não gosto.mas o importante é fazer exercícios.Fica sedentária?Nunca,eu ficaria louca.
    Boa dica,puxa a galera para se exercitar.
    bjs!

    ResponderExcluir
  20. Eu estou sedentária, mas quando voltar de viagem vou começar a dieta! hehehe
    bjoo

    ResponderExcluir
  21. adorei o post
    beijos

    www.tracasebaratas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi amiga, ando um pouco desleixada com a minha ginástica (falta de tempo), tenho que reorganizar o meu tempo para poder voltar no ginásio.
    Quanto á sua pergunta, a foto do workshop são 2 cupcakes e 3 bolachas tamanho L decoradas com pasta americana e icing sugar. Fui aprender um pouco de técnica pois tudo o que faço em decoração de doces é pela minha cabeça.

    beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá Sandra...muito prazer!!
    Fiquei feliz com sua visita e seu carinho!
    Eu também hoje me sinto uma "mulher apaixonada" por esse mundo virtual.O blog me encantou...já aprendi muitas coisas, ganhei várias amigas, conheci pessoas super...e cá estou dividindo com você essa minha alegria...seja bem vinda e até qualquer hora né??
    Amei a postagem, preciso caminhar, meu corpo pede...rsrsrs!!
    Beijos meu bem e feliz dia!!

    ResponderExcluir
  24. Oi Sandra eu estou bem sim das coxas , a dor passou, sobre o assunto de meu marido, eu brigo mesmo, sou chata não aguento calada, e digo tudo que me irrita, se ainda tem importancia para mim é claro, rs.. agradeço muito a caminhada pois iniciei o meu processo de emagrecimento com ela, depois corri, so vim fazer academia com quase um ano de emagrecimento e 20kg eliminado. Ela é otima, beijos. linda semana. gi

    ResponderExcluir
  25. Eu faço pilates (adoro) e caminhada intercalada com corrida.
    bjs
    http://www.enteddyada.com/

    ResponderExcluir
  26. BOA TARDE SANDRA
    QUE LEGAL ESSA SUA DICA, FAZ BEM PARA O CORPO E A MENTE.
    Venho aqui te fazer uma visitinha .Preciso ficar um pouco afastada pois minha filha fez uma cirurgia e vc sabe mãe tem que cuidar de seus filhos né.Uma feliz semana para vc. Com carinho.
    Ana

    ResponderExcluir
  27. Além de queimar gordura ajuda na barriguinha. Eu adoro caminhar e correr na esteira =)
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  28. vontade eu tenho.. agora coragem..kkkkkkkk... que Deus me ajude..rs.. bjokas lindeza e uma ótima segunda

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Oi Sandra o seu texto postado hoje é muito importante para as pessoas, somente esqueceu de mencionar que não se deve fazer exercício físico sem orientação do profissional de educação física, depois da avaliação médica é preciso buscar o educador físico para que a atividade possa trazer os verdadeiros benefícios para a saúde do corpo.A caminha é um exercício muito completo mas ela tem suas particularidades para ser bem feita e buscando orientação certa as pessoas não teram problemas futuros. Por favor informe ai a busca pela orientação do educador físico. abraço

    ResponderExcluir
  31. Gosto bastante de caminhar!
    E posso afirmar que depois que eu criei essa rotina(com orientação médica) de caminhar minha saúde melhorou bastante!

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Obrigada ♥.♥
    Adorei as dicas, sou muito sedentária :(

    http://www.leferblog.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Sandra
    Vim agradecer sua visita e te dizer que adorei seu blog!!!
    Seu post está bem interessante e necessário...realmente caminhar faz um bem danado...Eu faço caminhada, mas ainda não estou bem regular. Quem sabe um dia chego lá!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  34. Graças a Deus eu não sou mais sedentária. Adoro caminhadas, mas confesso que a esteira da academia me dá nos nervos! Prefiro caminhar ao ar livre, mas tem dias que o sol está muito forte aqui na minha cidade, e tem dias que não consigo chegar cedo em casa, e a insegurança não me permite caminhar sozinha a noite.
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Passando pra te dar um oi e agradecer a visita no meu blog, apesar de ter estilos diferentes, temos muito em comum, a curiosidade, amor ao próximo é fundamental para conquistar verdadeiras amizades. Espero que consigamos fazer muitas durante muito tempo...
    maiscabeloslindos.blogspot.com
    Bjux
    Moren@

    ResponderExcluir
  36. Obrigada :D Vou seguir também.
    Beijo
    Miss xxl

    ResponderExcluir
  37. Por acaso, caminho o máximo possível. Um grande beijo

    ResponderExcluir
  38. Oi Sandra!
    Ótimo post! Todos nós precisamos de exercícios físicos para manter a forma e ter mais saúde!
    Bjs querida!

    ResponderExcluir
  39. Caiu como uma luva.
    Adorei o post.

    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Pensamento muito parecido o nosso, hein!! RSRS Já te sigo e adorei seu blog!! Obrigada pela visitinha!!

    BJKS!!
    www.gabivirtual.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Eu estou super sedentária e preguiçosa, pronto confessei. rsrsrsrs
    Mas caminhar é tudo de bom, quero muito colocar ela na minha rotina.
    Bjs

    ResponderExcluir
  42. Oi, muito bom e importante o seu post de hoje. Temos que deixar a preguiça de lado e nos exercitar o ano todo.
    Obrigada pela visita e estou te seguindo. Bjus!!!
    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  43. Obrigada pelo comentário no Esternocleidomastoideu. :)
    Não, não sou da área da saúde mas, durante a minha formação académica, tive formação na área e adorei! É um tema que sempre me interessou.

    ResponderExcluir
  44. Saudações Sandra! Sabe o que há de melhor na caminhada, como sempre frizo: É DE GRAÇA! Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  45. Desejo pra ti também queridona, uma ótima terça-feira cheia de muitas coisas especial. Beijos no core!

    ResponderExcluir
  46. Sandra valeu pela retifição da procura do profissional de educação física. Eu sei que muitos não têm acesso ao educador físico, mas temos que alertar da importância dele na realização do exercício, até mesmo dessa " simples " caminhada.Se não tem o educador físico nos pfs é por que a população ainda não sabe da importância dele nestes programas. O povo tem que reivindicar a contratação deles para que trabalhando em conjunto possam melhorar a qualidade de vida das pessoas. abração, nossa falei de mais kkk.

    ResponderExcluir
  47. Olá Sandra, tudo bem?
    Passei para agradecer a visita e dizer que já estou te seguindo também!!
    Bjs e ótima semana!!

    ResponderExcluir
  48. eu malhava, mas agora não faço nenhum exercício físico.
    preciso fazer alguma atividade física !

    INFINITOS BEIJOS
    AÊSSA CAROLINE HOEHNE DO:
    simplesevaidosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. a tá, a historia do filme é bem atual mesmo,rs.
    adorei a dica, eu faço musculação, como sou magrinha pra não perder muito peso nem faço caminha, mas como moro um pouco loja da academia da pra se aquece com uma caminhada de 7 mins
    Beeijos ;* itsblond(.blogspot)

    ResponderExcluir
  50. eu gosto bastante de caminhar, é o jeito mais prático de perder uns kilinhos e aproveitar o dia!
    seu blog é muito legal, gostei bastante. estou te seguindo tá?? :))

    Blog da Pê

    ResponderExcluir
  51. Olá Sandra, adoro caminhadas, mas nos ultimos meses tenho sentido falta disso...preciso voltar, não apenas pelo verão que se aproxima, mas por ter certeza que faz muito bem. Obrigada pela visita e pela dica da caminhada! Um abraço.

    ResponderExcluir

  52. Olá Sandra,

    Estou precisando urgente retornar às minhas atividades físicas.
    Fazia yoga e pilates e parei há um ano. Vou recomeçar pelas caminhadas. É uma maneira bem saudável de se exercitar.
    Ótimos esclarecimentos.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  53. Que bom saber de todos estes benefício da caminhada porque é o que mais gosto de fazer!
    Minha filhota viajou sim, obrigada por perguntar. Ontem fez um mês!
    Andei bem pra baixo alguns dias, comendo que nem uma louca mas já estou entrando na linha de novo.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  54. Sandra. Que ótimo desafio. Vou me desafiar pois estou precisada!

    ResponderExcluir
  55. Oi Sandra, tudo bom? Adorei seu blog e estou seguindo você também. Eu adoro caminhar, adoro uma esteira. Ultimamente, confesso, tenho vacilado com os exercícios. Mas é só dar uma acalmada na correria do dia-a-dia que já volto a mexer o corpo! Não tem nada melhor e ainda dá disposição pra aguentar o corre-corre da vida!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  56. Amo caminhar! Estou indo do trabalh opara casa a pé agora...cerca de 3km... muito bom!!! Mas realmente é bom ir com calma para poder alcançar bons resultados sem sacrificar a saúde do corpo!

    bjos

    ResponderExcluir
  57. Eu comecei e recomendo...
    Faço pela manhã e começo o dia com muita disposição...
    Fora que seu corpo melhora, vc se cansa menos...
    So tem beneficios...
    Bjs

    ResponderExcluir
  58. Oi querida não retirei o seu comentário não, é que não tive tempo de publicá -los. Já estão lá. abraço

    ResponderExcluir