segunda-feira, 10 de junho de 2013

LIBERE O PERDÃO!!

Não, esse não é um post religioso!! Apesar do tema indicar que sim. Sei que muitas pessoas que visitam o blog tem suas crenças religiosas que precisam ser respeitadas e aqueles que são ateus ou agnósticos. Respeitar a liberdade religiosa é algo que aprendi bastante , principalmente na minha profissão de enfermeira.
Já algum tempo queria falar sobre esse assunto..nossa vida, minha vida, muitas vezes é feita por pessoas que nos magoaram, decepcionaram, feriram e dependendo do grau que tenha acontecido isso fica marcado não só na memória, como dentro de nós..amargura por muito tempo leva ao rancor, sentimento esse que não é bom termos conosco. 
Quem me acompanha no blog, vem percebendo que não estou postando com tanta frequência quanto antes, passei por situações pessoais que me levaram a me afastar desse canto. Situação essa que nunca imaginei passar na minha vida, não vou entrar em detalhes, mas as pessoas que sabem disse que a minha história dava um livro ou um filme. Sabe quando o passado( que tanto te magoou, te deixou sozinha nos momentos mais difíceis da minha vida, que foi à perda de meus pais de maneira tão precoce) retorna para pagar sua dívida? Pois aconteceu comigo e meus irmãos e te digo, liberar o perdão não é fácil, quando você se ver só nos momentos mais críticos da sua vida e o passado retorna pedindo redenção. Chorei bastante por tudo que foi negado para mim e meus irmãos e pedi muito ao meu Pai Celestial que tirasse aquela amargura dentro de mim e pudesse entrar em contato com essas pessoas, que foram ausentes em nossas vidas.
Senti um alívio depois muito grande e descobrir que eu não estou aqui para julgar ninguém..meus princípios que a minha mãe me ensinou, tentei seguir naquele momento e procurei ser o que eles não foram conosco.
De cabeça erguida, com educação, elegância em nenhum momento não falei nada sobre o passado, percebi o constrangimento deles quando nos viram e a emoção de tantos anos se nos falar e entrar em contato.
Sabe quando você tem a sensação de liberdade, faça sua parte, mesmo que as pessoas não reconheçam, como diz uma frase de Madre Teresa de Calcutá, no final é você com Ele( Pai Celestial) que irá acertar as contas.
Minha visão de mundo mudou, já olho as pessoas de outra maneira..perdoar não é esquecer o que fizeram é não sofrer mais por isso e seguir sempre em frente.
Precisava compartilhar no meu canto essa experiência, não guarde mágoa ou rancor das pessoas, a única pessoas que sairá prejudicada é você!! Isso atrapalha seu crescimento, você alcançar suas metas e objetivos.
Libere o perdão e siga firme sempre em frente!!
Bjs,
Sandra 

40 comentários:

  1. Otima mensagem... Sempre procuro perdoaar!
    Otima semana p vc flooor!
    ;)

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra! Bom dia! Vim retribuir a sua visita e me deparo em esse (texto)desabafo. Minha amiga, se eu te contar a minha vida(infância e adolescência) você chora torrencialmente, a minha também daria um belo drama...Mas é isso, não devemos guardar mágoas ou lembranças ruins do passado seja ele qual for, isso só acarretará males muitas vezes irreversíveis a nossa saúde física e mental, depressão e tantas outras coisas...Esquecer é difícil, mas não podemos remoer o que já se foi, não adianta...Perdoar e deixar o coração e a alma livre de qualquer magoa é sempre o melhor a fazer, e tentar tocar a vida com leveza, lembrando sempre que Deus esta conosco em todos os momentos, e Ele sabe o porque de todas as coisas...
    Beijos com muito carinho e fica com Deus ღ˘◡˘ღ
    Marilene

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você "perdoar não é esquecer o que fizeram" e sim deixar o coração livre de mágoas ou raiva. Brinco dizendo que é melhor juntar $$$ do que juntar raiva.

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm procuro perdoar sempre...mas nem sempre é facil,ne
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra,
    Boa essa mensagem, perdoar pode parecer fácil e simples para alguns, para outros é desafio para uma vida inteira!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Sempre digo que amor e perdão andam bem juntinhos... A vida é um processo de crescimento e precisamos perdoar sempre p que o nosso crescer não seja interrompido e seja sempre saudável!
    Gostei muito do post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. ooi ooi,

    Obrigada por me visitar e deixar seu comentário por lá.
    É muito motivador saber que pessoas especiais como você gostam dos meus textos.
    Isso me motiva a escrever mais e mais.
    Tem post novo lá no blog, se puder conferir e dar sua opinião, eu vou adorar.
    Beijos**

    http://edaisouassimeponto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. oi Sandra, e acima de tudo, acho que devemos nos perdoar.
    adorei o post
    beijos e lindo dia

    ResponderExcluir
  9. Ei Sandra, passei aqui para conhecer o seu cantinho e me surpreendi com o seu post:
    muito maduro e difícil de ter feito não é mesmo?
    Agora mesmo estava orando pedindo a Deus para ajudar uma pessoa da família a perdoar o seu ex marido(..)porque entendi que somente assim ela também vai receber a cura que está precisando!!!Acho muito difícil mesmo,as vezes perdoamos e no outro dia vem o mal estar,creio que o perdão deve ser liberado todos os dias....vou estar sempre por aqui com você,bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Sandra, não é fácil perdoar em determinadas situações, mas o que importa é sempre dar o melhor que temos, o tempo é o remédio que cura nossas dores. Deixar que as leis cósmicas façam sua parte, pois somos seres numa cadeia de causa e efeito...vc disse tudo, guardar rancor só fará mal para quem sente, devemos curar nossas feridas arquivando mais amor, na fraternidade, no servir ao que sofre mais. Aprendemos que quanto mais alto é o vôo, mais distantes ficam as pedras lançadas do chão...obrigado por esse texto sincero e exemplar.

    Ghost e Bindi

    ResponderExcluir
  11. De fato, perdoar não é fácil. Mas temos sempre q ir tentando melhorar e lidar com as coisas q nos aconteceram e q não podiam ser controladas.
    boa semana para vc!
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Perdoar as veze é dificil mas sempre é necessário :)

    eladenoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nem sempre é fácil perdoar, mas é preciso! bjs bom inicio de semana!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Acredito que uma das coisas mais dificeis dessa vida é perdoar e ser agradavel com alguém que te machuca constantemente!Mais isso é algo extremamente necessario para todos nos!

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Nossa,falei sobre isso ontem com uma pessoa.Acho que vou pedir para ela ler aqui.Quem sabe ela libera.
    Muito bom.
    bjs!!

    ResponderExcluir
  16. O perdão faz melhor pra nós mesmos do que pra quem recebe. As pessoas precisam saber disso! Ótima Semana, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Sandra,

    Por suas palavras dá para sentir o quanto você sofreu e se magoou, mas que também aprendeu a perdoar. O perdão é o maior ato de generosidade que brota de um coração ferido. O perdão é libertador. Com o coração livre, nossos passos tendem a ser mais leves. E você lembrou muito bem, perdoar não é esquecer a ofensa, mas não sofrer em razão dela. Além do mais, todos sabemos que a mágoa somente nos corrói, prejudicando nossa saúde física e emocional.

    Beijo e ótima segunda.

    ResponderExcluir
  18. O rancor só nos envenena,mas o perdão é algo tão difícil,porem quando conseguimos é libertador.
    Fico feliz que tenha conseguido.^^

    ResponderExcluir
  19. A vida é um eterno aprendizado, amiga.P
    erdoar sempre. Rancor nos faz tanto mal!!!
    Estou feliz que estejas superando tudo.
    Boa semana. Bjs, Sandra.

    ResponderExcluir
  20. Perdoar também é uma forma de se libertar...deixar as mágoas para trás e seguir em frente.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Olá!É isso mesmo querida Sandra, muito saber que está em ótima fase, eu nunca fico com magoas, rancor, e te garanto, já me decepcionei muito, já chorei muito por chateações, mas graças a Deus, esse sentimento nunca aprendi como funciona...e não quero mudar, me sinto muito bem assim, e também detesto julgar alguém,tenho a mesma concepção que quem comete uma ação é quem vai responder a ela e não eu ,então sigo meu caminho em paz(risos)bjssss!!

    ResponderExcluir
  22. oie eu chorei com seu post. lindo .. perdoar não é esquecer , é liberar os sentimentos ruins que deixamos dentro de nós. ficamos mais leves. beijos. linda semana. gi

    ResponderExcluir
  23. Perdoar é esquecer o que aconteceu e seguir em frente... tarefa super difícil pra mim, mas eu tento sempre!
    Ótima mensagem!
    Excelente semana!
    Beijinhos ;*

    http://www.bycarolinaa.com/

    ResponderExcluir
  24. Sandra querida,

    seu post é bem profundo! Seria maravilhoso se conseguíssemos perdoar e esquecer, não é mesmo? Mas somos humanos. Com capacidade limitada pra tamanha generosidade. Perdoamos e desejamos muito apagar da memória, mas assim que a pessoa em questão comete algum deslize, mesmo sem palavras, nossa mente nos relembra nossa tristeza anterior. Então nos apegamos a Deus com muita fé para que ele nos ensine a amar como Jesus amou e perdoar como Jesus perdoou. E assim continuamos tentando ser um pouquinho melhores a cada dia! Que bom que vc está conseguindo!!!

    Mil bjinhos no seu coração!

    ResponderExcluir
  25. Oi Sandra,
    Quando era mais nova eu dizia que 'desculpa' era uma palavra que não deveria existir, porque ela vem em seguida de algo que sempre magoa e entristece.
    E se ela não existisse, o que vem antes também não existiria.
    Coisa de criança.
    Quando a gente cresce,descobre que a vida não é simples, mas que rancor só faz mal a quem não perdoa.
    Perdoar nem sempre é esquecer mesmo...
    bjs,ótima semana!

    ResponderExcluir
  26. Sandra, o perdão é maravilhoso para nós mesmos. Todo mundo tem sua cota de sofrimento, e não é fácil, mas quando a gente perdoa não carrega mais a pessoa ou a situação em nossas vidas. Que Deus continue te abençoando e te dando dias tão felizes que as coisas passadas percam sua força. Porque esquecer a gente não esquece...
    Um super bj

    ResponderExcluir
  27. O perdão é algo que todos deveriam dar e receber!
    beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá Sandra!
    Fiquei emocionada com teu relato, e me vi com lágrimas nos olhos, em alguns momentos, enquanto lia atentamente. Também passei por situações que tive que deixar a mágoa, o rancor, a tristeza, de lado e com a ajuda de Deus perdoar. O perdão é Divino, liberta e enriquece quem dá. Seguir em frente com fé e esperança, amiga, é isso aí!

    Beijos, boa noite e um abençoado amanhecer! \o/

    ResponderExcluir
  29. Bela mensagem, nada mais nobre do que o perdão, Sandra. abs

    ResponderExcluir
  30. Muito lindo este gesto, lindo o seu post.
    E perdoar não é esquecer. É mesmo lembrar e passar em frente sem ressentimentos nem mágoas.
    Afinal, somos perdoados na medida em que perdoamos!
    Benvinda e bjis

    ResponderExcluir
  31. OI SANDRA!
    E O MELHOR, É QUE HÁ MEDIDA EM QUE PERDOAMOS VAMOS NOS RELACIONANDO MELHOR COM A SITUAÇÃO QUE TANTO NOS MAGOOU E COM A VIDA TAMBÉM.
    ABRÇA
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. sempre vale a reflexão. adorei. perdoar é preciso né?

    Beijos!
    Nathália • Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  33. Perdoar é complicado, quando é imposto, deve ser livre de coração, como bem disse não é esquecer, mas apenas não lembrar, é engavetar isso e seguir sorrindo, porque o passado não pode ser apagado, mas o presente pode ser mudado, com sentimentos de paz e tranquilidade.
    Se não pode perdoar, então desculpe, ninguém aqui nesse mundo creio eu, pode atirar a primeira pedra, cada um de nós em algum momento já errou, em maior ou menor grau ...

    que bom que se sente livre ..

    Abraços e carinhos pra você!
    Mynda e Raphael

    ResponderExcluir
  34. "Perdoa agora, hoje e amanhã, incondicionalmente. Recorda que todas as criaturas trazem consigo as imperfeições e fraquezas que lhe são peculiares, tanto quanto, ainda desajustados, trazemos também as nossas." Chico Xavier

    "A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena. Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!" Chico Xavier

    Feliz dia pra vc, Sandra.

    Ghost e Bindi

    ResponderExcluir
  35. Oi Sandra... maravilhosas palavras, que bom que você teve este sentimento, o perdão é a forma mais libertadora que existe, só ele nos traz a Paz... fique me Paz!!! Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  36. É costume dizer: "errar é humano, perdoar é divino". Mas eu tenho opinião contrária, temos de nos abster do que nos faz mal, que é prejudicial à saúde e pela nossa saúde devemos perdoar - como diz e é verdade - e seguir em frente.
    Com isto, não quer dizer que esquecemos, somente que apesar da dor, devemos viver sem rancor.
    O texto é emocionante.
    Bjos**

    ResponderExcluir
  37. Passando pra desejar um ótimo fim de semana.
    Beijo

    ResponderExcluir
  38. Vc já tem sentido o fruto desta atitude. Liberar perdão traz paz, leveza e descanso!!! estou muito feliz contigo! bjks

    ResponderExcluir
  39. Lindo e verdadeiro,Sandra!

    Quando não perdoamos e guardamos rancor,ódio,raiva,ressentimento,eles se transformam em doenças físicas,está comprovado!

    A paz no coração é essencial para se viver com alegria e harmoniosamente.

    Parabéns pelo blog,amiga.

    Não por acaso está na minha lista de blogs favoritos.


    Obrigada pela visita ! Salve as imagens dos aquários e mande fazer um.


    Beijos e lindo fim de semana

    Donetzka

    ResponderExcluir